SONDAGEM PERCUSSÃO, SPT E TRADO

SONDAGEM PERCUSSÃO

É o ensaio mais utilizado na construção civil da maioria dos países e no Brasil foi normatizada pela ABNT na NBR 6484 “Solo – Sondagens de simples reconhecimento com SPT – Método de ensaio” (SPT- Standard Penetration Test), que permite a determinação do perfil geológico e a capacidade de carga das diferentes camadas do subsolo, a coleta de amostras destas camadas, a verificação do nível do lençol freático, a determinação da compacidade ou consistência dos solos arenosos ou argilosos, respectivamente e também a determinação de eventuais linhas de ruptura que possam ocorrer em subsuperfície. Os resultados destas investigações de campo possibilitam a opção pelo tipo de fundação mais adequado e pelas exigências de seu dimensionamento ou, até mesmo, pela necessidade de estudos geológicos mais aprofundados. No relatório final constará a planta do local da obra com a posição das sondagens e o perfil individual de cada sondagem e/ou seções do subsolo, indicando a resistência do solo a cada metro perfurado, o tipo e a espessura do material e as posições dos níveis d’água, quando encontrados durante a perfuração.

Porque fazer Sondagem?

As sondagens são procedimentos de engenharia que têm por escopo a obtenção de informações de superfície de uma área na terra, ou na água. Seu objetivo é determinar o perfil do terreno por meio de identificação dos solos e/ou rochas que formam as camadas ou estratos na subsuperfície, As sondagens são investigações do subsolo sob a perspectiva de uma análise física, que precedem o desenvolvimento de qualquer projeto na construção civil, na exploração de jazidas minerais e outras obras que envolvam o conhecimento do terreno, visando segurança e viabilidade econômica do empreendimento.

Descrição o que é Sondagem e Métodos utilizados.

A investigação de sondagem de reconhecimento SPT é executada rigorosamente de acordo com as Normas de Execução de Sondagens da ABNT e ABGE. Até atingir o impenetrável ou resistência máxima do solo, o método empregado é o de percussão com circulação de água, utilizando-se tubos de revestimento de 2.1/2”. A amostragem foi feita mediante a utilização de um Amostrado padrão, de diâmetro interno e externo de 1.3/8”e 2”, respectivamente. A cravação procedeu-se por meio de golpes de um peso de 65kg caindo em queda livre de 75cm. É anotado o número de golpes necessários para a penetração a cada 15cm de amostrador, até a penetração total de 45cm do mesmo. O índice de resistência à penetração (N) é representado pelo número de golpes necessários para a penetração dos últimos 30cm do amostrador. Este valor é indicado como um número inteiro junto ao gráfico e é utilizado para estabelecer uma correlação com a Tensão Admissível do Solo. Nos casos em que não ocorre penetração de 45cm do amostrador, o resultado é apresentado de forma fracionária. A penetração obtida apenas com o peso do martelo apoiado sobre a cabeça de batente, corresponde a 0 (zero) golpes.

Boletim Padrão para Sondagem Percussão SPT

 

 

Contato
mcssondas@hotmail.com 
+ 55 (21) 2778-7228 | What Sapp: +55 (21) 99884-0692 / 97043-3824

 


× Fale Conosco Agora.