A investigação Ambiental é a primeira fase do Gerenciamento de Áreas Contaminadas e se divide em três etapas:

1. Avaliação preliminar

De acordo com a metodologia Cetesb para avaliação de áreas suspeitas de contaminação, a investigação ambiental preliminar tem como objetivo avaliar possíveis interferências humanas no local de estudo que possam ter resultado em suspeita de dano ambiental. Os estudos são baseados em visitas na área, preenchimento de questionários, levantamento de documentos do local e histórico de atividades. É então emitido um laudo com os resultados encontrados. Havendo suspeita de alteração parte-se para a investigação ambiental confirmatória.

2. Investigação confirmatória

Investigação com amostragem de solo e/ou água subterrânea em pontos estratégicos, com análises químicas.
Esta etapa tem como objetivo confirmar ou não a existência de contaminação e verificar a necessidade da realização de uma investigação detalhada nas áreas suspeitas, identificadas na etapa de avaliação preliminar.
3. Investigação detalhada
Trata-se de uma investigação complementar a etapa anterior onde é necessário detalhar as características do contaminante e da contaminação.
Tem como principais objetivos:
– Avaliar detalhadamente as características da fonte de contaminação;
– Avaliar detalhadamente as características dos meios afetado;
– Determinar as dimensões de áreas e/ou volume dos meios afetados;
– Avaliar os tipos de contaminantes presentes e suas concentrações; e
– Definir os limites e a taxa de propagação da pluma de contaminação.

ETAPAS PARA INVESTIGAÇÃO AMBIENTAL CONFIRMATÓRIA OU DETALHADA

Os trabalhos podem ser desenvolvidos para as mais diversas áreas de interesse, desde postos de abastecimento de combustíveis a imóveis urbanos ou rurais. Os trabalhos são normalmente desenvolvidos em três fases, descritas a seguir:
Etapa de planejamento: são avaliadas as condições do local, características dos processos existentes, metodologia do trabalho e definição dos contaminantes de interesse.
Etapa de campo: geólogos, engenheiros, equipe de sondagem e técnicos ambientais especializados se dirigem ao local da investigação, para reconhecimento do local. São realizadas reuniões com técnicos ou responsáveis da empresa contratada para definição dos locais onde serão realizadas sondagens superficiais ou profundas de acordo com o plano elaborado previamente. Podem ser utilizados também métodos não invasivos como, medições por GPR “ground penetration radar” ou de resistividade elétrica do solo. Nesta etapa são realizadas coletas de amostras de solo e/ou água em pontos estratégicos que são imediatamente preservadas em gelo e enviadas a um laboratório de credibilidade reconhecida.
Etapa de escritório: a equipe técnica da Ambiental Geologia irá realizar a compilação de todos os dados obtidos em campo e transferi-los para o relatório final. Serão desenvolvidos mapas temáticos para descrição de cada atividade realizada, como por exemplo, a descrição dos meios físicos, do entorno, das plumas de contaminação, etc. O resultado do trabalho de Investigação Confirmatória será a conclusão a respeito da existência ou não de contaminação geradora de Passivo Ambiental e sua localização. Caso seja detectada contaminação poderão ser sugeridos trabalhos complementares como a Investigação Detalhada, Analise de Risco ou a Remediação do Local.

× Fale Conosco.